03
Abr 2025
Médicos que começaram o ano pagando mais do que deveriam na apuração trimestral do IR e CSLL podem reaver valores
O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) são dois tributos federais com apuração a cada três meses. Já houve, em 2025, o primeiro vencimento – em 31 de janeiro, referente ao trimestre anterior. Ocorre que muitos contribuintes podem ter pago além do que deveriam. A boa notícia é que é possível reaver esses valores, a partir de fevereiro.
Uma das classes em que o pagamento de tributos além da conta é bastante recorrente é a de médicos. Desde a reforma trabalhista de 2017, tornou-se comum a contratação desses profissionais não mais sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , e sim como pessoas jurídicas. Desse modo, médicos passaram a recolher IRPJ e CSLL, contudo, nem sempre preparados para lidar com as particularidades do complexo sistema tributário brasileiro.
A planejadora financeira Júlia Lázaro, CEO da Mitfokus, empresa de tecnologia em contabilidade especializada no setor de saúde, explica: "A base de dados da fintech médica, que inclui mais de 5 mil profissionais utilizando nossos serviços, revela que os gastos com tributos podem ser até 60% maiores do que o valor realmente devido. Com a aplicação de um planejamento tributário especializado, já conseguimos gerar uma economia de R$ 100 milhões em tributos para nossos clientes".
A empresa orienta que, após o vencimento da apuração trimestral do IRPJ e da CSLL, os médicos e profissionais de saúde se atentem à sua contabilidade. “É importante começar o ano reavendo valores pagos indevidamente, bem como fazer o planejamento tributário para acabar com esses ‘ralos financeiros’, ressalta a CEO, que tem formação em Administração de Empresas na Universidade Estadual do Estado de São Paulo (Unesp), especialização em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Internacional pela Universidade de Ohio/FGV.
Entre os casos de recuperação de tributos pagos indevidamente, solucionados pela Mitfokus, está o de uma clínica de imagem situada em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo. Com o trabalho da Mitfokus, esse empreendimento em saúde conseguiu recuperar mais de R$ 360 mil que tinham sido gastos desnecessariamente com pagamento de tributos.
Para evitar gastar com o imposto mais do que o necessário, o planejamento tributário é um dos serviços em contabilidade médica oferecidos pela Mitfokus. O trabalho une a expertise de um time de especialistas com tecnologia.
A plataforma Mitfokus pode ser acessada, pelos clientes, na palma da mão, por meio de um aplicativo. “Além da inovação tecnológica, o diferencial está no foco na área de saúde, cujos regramentos fiscais e tributários guardam particularidades não contempladas por uma contabilidade generalista”, frisa Júlia. Entre as funcionalidades da plataforma, está a emissão de notas fiscais e tributos já otimizados com o planejamento tributário desenvolvido.
Fonte: Contábeis